Governador sanciona dois Projetos de Lei de autoria de deputados.
Dois projetos de lei propostos por deputados na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foram sancionados pelo governador Rui Costa. As leis que tratam da temática de combate à violência contra a mulher foram publicadas no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (7), dia em que a Lei Maria da Penha completa 13 anos de instituída.
O Projeto de Lei número 22.520/2017, de autoria do deputado Pedro Tavares (DEM), dispõe sobre medidas de prevenção e combate ao abuso sexual contra mulheres nos meios de transporte coletivo do Estado da Bahia. A lei propõe campanhas afirmativas, educativas e preventivas sobre o abuso sexual e a violência contra a mulher, sofridos no interior dos ônibus coletivos.
A medida prevê a confecção de cartazes contendo o número de telefone da Polícia Militar (190) e da Central de Atendimento a Mulher (180), além de instruções às vítimas para guardarem informações para identificação do agressor, tais como: horário, linha do ônibus, roupa que o agressor estava usando e se possível, as características físicas.
Já o Projeto de Lei 23.084/2019 foi apresentado na ALBA pelo deputado Jacó Lula da Silva (PT) e obriga trios, camarotes, restaurantes, bares, boates, casas de shows, meios de transporte intermunicipal, hidroviário, rodoviário e metroviário a afixarem placas contendo a Lei Federal nº 13.718, de 24 de setembro de 2018, como forma de combater a importunação sexual contra mulheres. A norma também determina que as peças tenham a indicação do “Disque 180” para denúncia das violações sofridas pelas mulheres.
Fonte: Agência ALBA